UFPB marca presença no WTICIFES 2026 com apresentação de trabalhos técnicos

terça-feira, 4 de agosto de 2026
atualizado em terça-feira, 11 de agosto de 2026

A Universidade Federal da Paraíba (STI/UFPB) participou do XVIII Congresso de Tecnologia da Informação e Comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior (WTICIFES 2026), realizado de 4 a 6 de agosto, em Garibaldi (RS), consolidando sua atuação na produção e compartilhamento de soluções inovadoras para a gestão e transformação digital das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES).

Durante o evento, servidores da UFPB apresentaram trabalhos técnicos que evidenciam experiências exitosas, projetos institucionais e iniciativas voltadas ao fortalecimento da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), contribuindo para o intercâmbio de conhecimentos entre universidades federais de todo o país.

O WTICIFES é reconhecido como o principal congresso nacional voltado às equipes de TIC das IFES e, em sua 18ª edição, reúne especialistas, gestores e profissionais para discutir o tema “Soberania Digital e Transformação Tecnológica nas Universidades Federais”, promovendo debates sobre inovação, segurança da informação, infraestrutura, governança de TIC, inteligência artificial e transformação digital.

A participação da STI/UFPB reafirma o compromisso institucional com a inovação, a modernização dos serviços públicos e o desenvolvimento de soluções tecnológicas que apoiam o ensino, a pesquisa, a extensão e a gestão universitária.

Trabalhos apresentados pela UFPB

 

NºTítuloAutores
1Sistema para Solução da Gestão das Refeições do Restaurante Universitário da UFPBJosé Filho (UFPB), Daniel Miranda de Brito (GSI/UFPB), Joicy Daliane Silva Oliveira, Iron Araújo (GSI/UFPB) e Juracy Lucena Neto (GSI/UFPB)
2Uso da Inteligência Artificial para Predição de Risco de Evasão na Graduação: O Consultor Pedagógico da UFPBJansen Cruz de Souza (GII/UFPB) e Evandro Rocha (GII/UFPB)
3Implantação de Storage Distribuído com Rook-Ceph em Cluster Kubernetes RKE1: Um Relato de Experiência na STI-UFPBJeysibel de Sousa Dantas (GSI/UFPB) e Georgenes de Araújo Lima (GSI/UFPB)
4Critérios de Seleção e Análise de Trade-offs em Software-Defined Storage: O Caso da Transição Cloud Native na UFPBJeysibel de Sousa Dantas (GSI/UFPB) e Georgenes de Araújo Lima (GSI/UFPB)
5Fortalecendo o SISP nas IFES: análise de critérios e devolutiva sobre a maturidade dos PDTICAlexandre Barbosa de Souza (MGI), Diego Alessandro Pereira dos Santos, Alessandro Tomazini Dias e Fabiana Ferreira Nascimento (GSI/UFPB) / (MGI)
6Gestão de Demandas de TI: Priorização de Manutenção de Software utilizando a Matriz de Gravidade, Urgência e Tendência (GUT)João Victor Lourenço da Silva (GSI/UFPB) e Ed Porto (DOCENTE/UFPB)

A apresentação desses trabalhos representa uma oportunidade para compartilhar experiências desenvolvidas na Universidade, fortalecer a cooperação entre instituições e contribuir para a evolução das práticas de Tecnologia da Informação no âmbito das universidades federais brasileiras.

Mais informações sobre a programação e os trabalhos apresentados podem ser consultadas na página oficial do WTICIFES 2026.