STI orienta comunidade acadêmica da UFPB sobre softwares para gravação de videoconferências

17 de agosto 2022
Categorias: Sem categoria

O recurso de gravação para reuniões e aulas remotas realizadas na plataforma Google Meet não está mais disponível para a modalidade Google Workspace, categoria utilizada na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Diante dessa limitação, a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI/UFPB) enviou à comunidade acadêmica orientações sobre a possibilidade de utilização de aplicações externas que possibilitam a gravação das transmissões de aulas remotas e eventos online, para posterior disponibilização ao público.

“O Google já tinha notificado as instituições federais dizendo que essa ferramenta de gravação seria suspensa, no contrato de gratuidade que ele forneceu durante a pandemia que é o Google Workspace, e assim eles fizeram. Pensando nisso, nós da STI começamos a pensar em estratégias para que os professores que vão realizar aulas híbridas continuassem podendo gravar suas aulas e a ferramenta auxiliar que a STI encontrou para ser utilizada paralelamente ao Google Meet foi o OBS”, disse Camila Vital, Superintendente de Tecnologia da informação da UFPB.

O software sugerido, OBS Studio, tem como principais funções a gravação de vídeos utilizando a webcam do computador, realização de transmissão ao vivo, e gravação da tela do computador, essa última opção é a que possibilita a gravação das videoaulas via Google Meet.

Além disso, ainda pode ser utilizada como alternativa ao Google Meet a ferramenta Microsoft Teams, que permanece com a ferramenta de gravação disponível para a modalidade gratuita. Essa versão permite reuniões em grupo por até 60 minutos, com a participação de até 100 pessoas por reunião; disponibiliza ainda chat, compartilhamento de arquivos, tarefas e pesquisas e criptografia de dados para reuniões.

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) oferece o serviço Conferência Web que disponibiliza os recursos de vídeo e áudio combinados com funcionalidades de interação instantânea e colaborativa como chat, bloco de notas, visualização compartilhada de imagens, arquivos ou mesmo da tela de um computador.

Neste sistema os alunos e servidores da UFPB podem realizar conferências com gravações acessando os serviços no site com o login e senha do Sigaa/SIGRH. Para gravar a conferência é necessário que o usuário abra, com antecedência, um chamado junto à STI solicitando a gravação de cada reunião. Os vídeos gerados devem ser retirados do serviço e disponibilizados em outro meio em até dez dias.

A STI esclarece que, caso o usuário não tenha a permissão de gravação, há a possibilidade de ativar a opção “Transmitir Sessão”, na Conferência Web da RNP, assim, além de permitir que espectadores possam assistir à sessão sem participar da conferência, disponibiliza-se a reunião na EduPlay, plataforma de vídeos mantida pela RNP.

Para auxiliar a comunidade acadêmica, a STI indicou um tutorial para gravação da tela de computador utilizando o OBS Studio, um tutorial sobre como gravar o Google Meet com o OBS Studio,  e outro tutorial sobre como utilizar o Microsoft Teams para aulas online.

Sobre o serviço Conferência Web da RNP, foram indicados o Manual do usuário, orientações para realização de transmissões, orientações sobre o acesso interno ao serviço Conferência Web, tutorial de como utilizar a conferência web da RNP e tutorial de gravação de aulas para o Eduplay.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins